Feira Cultural Preta

"Curta, Conecte, Produza Cultura Negra"

"Qual o espaço da culutra negra hoje?"

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Acredito que a cultura africana nativa tenha pouquissimo espaço, quase nada, sendo lembrada apenas com a capoeira ou a religião, que alêm de poucos seguidores, é muito descriminada, se perdendo assim toda uma história dos primordes do berço do mundo, a mãe África. O que vemos hoje, é um crescente da cultura negra comtemporanea, de movimentos surgidos em paises imperialistas, em virtude da grande massa de escravos do passado, novas colônias surgem, e de forma própria e única, criam sua cultura, como no caso do Brasil o "samba do morro" ou até mesmo os "raps vazios de valor" que surgem diariamente pela industria do entretenimento americano. Com a valorização do underground e a constante busca da mídia por novos valores de estética, vemos mais espaço e divugaçao da cultura negra, mas sempre lembrando de tomar cuidado de apreciar o que é verdadeiro, que tenha base e fundamentos.

Responder esta

Sou estudante de Comunicação Social e tenho grande admiração e interesse as questões ligadas a cultura negra. Principalmente no que diz respeito as raizes negras e não somente aos elementos contemporâneos que foram incorporados na cultura negra. Tenho em mente o projeto de um livro que mostre ao povo a cultura negra de raiz, todos os elementos que eram cultuados por todos os negros que habitaram esse brasil. Mas posso dizer que está dificil encontrar elementos pra pesquisa do livro, e mais dificil ainda é encontrar grupos que nos dias atuais ainda resgatem esses os elementos da cultura de raiz.... Não basta batermos no peito e dizermos que temos uma cultura o que realmante precisamos é Praticamos essa cultura...
Boas Energias a todos!!

Responder esta

O lançamento de um livro que discuta a cultura negra é de extrema importância numa época onde a Lei 10639 contribui para quebrarmos a história sustentada até os dias de hoje. É realmente difícil encontrar grupos que mantenha a tradição, mas não é impossível de encontrá-los, além de trabalhos que façam referências a este tema. Precisamos ter idéias como as suas e colocá-las em pratica para que o processo de conscientização da nossa cultura seja fortalecido.

Responder esta

Gente!!!!!!!!
Tem muitos livros editados se referindo a cultura negra, históricamente, artísticamente, religiosidade principalmente..., materiais como documentários, filmes, livros, tanto nacionais como estrangeiros é o que não falta, eu mesma tenho vários destes materiais, porque adoro e estudo assuntos africanos.
Vou te dar uma dica, no largo Paissandu, começo da Av. São João, tem uma livraria chamada: Temos Livros, é uma portinha, que pode até passar desapercebida, fica em frente a um antigo bingo, lá tem um ótimo acervo sobre o assunto. é só levar o cartão de crédito, aliás em São Paulo, talvez seja a única especializada no assunto. Sempre quevou lá tem Branco comprando.
Com certeza, não será por falta de material de pesquisa, que deixarás de escrever seu livro.

Responder esta

BOM NA MINHA OPINIAO O ESPACO AINDA É PEQUENO
MAIS INCONPARAVEL COM EPOCAS PASSADAS.
HOJE O NEGRO TEM CONCIENCIA DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE
E ESTA CADA VEZ MAIS MOSTRANDO A QUE VEIO HOJE TEMOS
VARIAS COISAS VOLTADAS PARA A CULTURA AFRO , FAZENDO
ASSIM MOSTRAR UM POUCO DA NOSSA CULTURA PARA
OUTRAS ETNIAS, SO ASSIM PODEREMOS QUEBRA O PRECONCEITO.
TEMOS QUE NOS UNIR CADA VEZ MAIS.

Responder esta

Acredito que seja um trabalho de transformação constante e incessante. É necessário, conhecer e compreender o cenário antecessor e o contemporâneo para mensurar mudanças substancias em um futuro próximo. Existem paradgmas arraigados em muitos de nossos irmãos, fruto do estigma que carregamos por motivos históricos e sociais. "O conhecimento liberta", para mim está é a palavra chave, que abre portas fechadas a muito tempo. Ícones políticos, músicos, pacifístas, lideres religiosos, atores, escritores, artisas, brasileiros, norte-americanos, africanos... negros. São fonte de inspiração e orgulho para muitos de nós. Na busca pela informação, também faz-se necessário acionar um filtro, pois, existem as "pseudo-culturas africanas", sem base sólida ou objetivo informativo e transformador. Hoje, fazendo uma breve análise antropológica podemos enxergar que não estamos onde queremos mas, evoluimos. De "escravos a bacharéis", com muita luta estamos quebrando nossas correntes. Acredito também que a internet é uma ferramenta incrível, pois conseguimos nos encontrar e reforçar nossas crenças. Quem de nós não se orgulha, assitindo um piloto negro sendo campeão mundia de F-1? Ou o negro quase presidente da maior potência mundial? Particularmente, vejo o povo negro como uma nação sem fronteiras continentais, pois todos viemos da grande mãe. Na minha formação familiar, sentavámos meus irmãos e eu para ouvir meu avô contar sobre nossos antecessores. Ele tinha caracteristicas de Griot (clique aqui e veja o significado). Responsável por passar a história anterior para as novas gerações, então ele contava a história que o pai dele contou, que o pai do pai dele contou... e assim sucessivamente. claro que muita coisa se perdeu, mas uma coisa que me deixa muito feliz é saber uma parte da minha descêndencia. A avó do meu avô veio da Abissínia (atual Etiópia). A maioria de nós, infelizmente perdemos nossos registros a cerca de nosso descêndencia, mas nem por isso deixamos de buscar resgatar nossas raízes.

Responder esta

Acredito que hoje é um dia histórico não apenas para o U.S.A em razão da eleição de Barack Obama ao topo do mundo, a presidência - o comando da Casa que poderia se chamar (a partir de então) Black House.
É um fato que servirá como divisor de águas no mundo. Se lá é possível, em qualquer outro local do mundo também há de ser. E, baseado nesta premissa, igualmente nos resultados das últimas eleições municipais no Brasil onde pudemos observar que redutos políticos foram desbancados a favor da simples aposta no "novo" em uma MUDANÇA que partir da simples ação do voto. Creio podermos sim mudarmos nossa realidade a partir do voto. Do voto consciente, do voto correto!!
E, assim, exterminar barreiras invisíveis as quais nos deparamos diária e constantemente, como esta questão sobre "Qual ou Quanto é o espaço do Negro no Brasil". Seja na Cultura, na Política, no Esporte ou na Faculdade.
Seja qual for esta realidade, creio mesmo sempre ser possível reverter qualquer situação participando mais ativamente das atividades sócio-político-culturais e, deixar de lamentarmos a cada dia. Eventos com a Feira Preta são oportunidades ímpares e devemos sim, marcar presença!!
Como diz o novo presidente americano - agora não apenas líder político - " SIM, É POSSÍVEL !! "

Responder esta

muiiiito pequeno se nao fisermos nada!!!!!

God bless you...peace.

Responder esta

Enquando a maioria de nós se preocupar com o próprio umbigo e se contentar com subempregos e somente com o que o governo nos oferece, ficará muito dificil de nos fazermos escutar ou ter partido expressivo no que quer que seja.

Responder esta

puts!!!! se nao fosse essa feira preta pra nos salvar nessa area estariamos fritos, principalmente nos q somos artistas de rua,alguem ae ja viu um espaco para exposicao de artes feitas apenas por artistas negros,finalmente agora pleno (seculo 21) inalguraram uma "galeria" africana em Sao Paulo mas a iniciativa foi de artistas africanos, eu por exemplo exponho nas ruas, o espaco mais democratico do mundo depois da internet, a gente precisa invadir outros espacos quebrar tabus por a cara pra bater como fez a adriana com a feira preta,as (cotas) que nos daria mais visibilidade nessas horas ainda nao saiu totalmente do papel e infelizmente muitos (negros)sao contra, "algo" q os governos as elites nos deve, ainda nao temos os espacos que merecemos mas estamos caminhando, espero q meus filhos ou neto tenha o que nos ainda nao temos. é isso ae muita paz.

God bless you...peace.

Responder esta

Galera, estamos na era do ACHISMO. Todo mundo acha alguma coisa, mas poucos AGEM contribuindo para a posicao do negro na sociedade atual.

So escuto criticas e opinioes sobre o que e melhor, mas dificilmente encontro pessoas que se mobilizem para transformar.

Nos temos que nos unir, discutir e desenvolver acoes EFETIVAS que contribuam para o crescimento do povo negro.

Informacoes sobre nossa historia e dificil, porem, quando existe vontade e coragem para FAZER A DIFERENCA, as portas se abrem. Tem muita gente com conhecimento. O que esta faltando e reunir os varios saberes.
Concordo om o depoimento do Ricardo Reis quando diz: TEMOS QUE PARAR DE LAMENTAR E PARTICIPAR ATIVAMENTE DE ACOES SOCIO-POLITICAS-CULTURAIS.

Sou brasileira, mas estou passando alguns dias em NY. Tenho observado muito a postura do negro americano. E minhas conclusoes gerarao uma boa discussao em grupo. Convido todos para esse encontro, que pode ser o primeiro de varios.

Responder esta

Eu acho que é uma busca constante que não pode parar. Realmente, a cultura Negra, ela é pouco divulgada, principalmente, de forma televisiva e porque as outras culturas acham que queremos " privilégios" , e não é isso. Acho que devemos parar com nossos movimentos, com nossa valorização, mostrando nossos valores, inteligência e que também nossa cultura é LINDA. O Espaço é pouco, mas acho que evoluiu muito, pois, outrora quase falava e hoje temos mais liberdade, temos mais espaço e hoje temos um evento que é super legal para a humanidade que é a feira preta, onde busca mostrar nossas raízes e está aberta para todas as raças.

Responder esta

• 1
  • 2

RSS

Badge

Carregando...

Notas

Página Inicial das Notas

Vem aí VIII Feira Preta 13 de Dezembro no Anhembi

Criado por adriana barbosa 29 Abr 2009 at 2:15. Atualizado pela última vez por adriana barbosa 12 Set.

© 2009   Criado por adriana barbosa no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo
Contador de visita